Entrevista do nosso Pastor ao Jornal o Vale do Apodi


O entrevistado da série "Conversando Com" é o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Isaac Dias de Sousa, que nasceu num lar evangélico. Desde cedo se dedicou à Obra de Deus visando o crescimento do reino de Deus. A partir da sua adolescência dedicou-se ativamente aos trabalhos da casa do Senhor. Foi professor de escola bíblica dominical de crianças, adolescentes, jovens e adultos, líder de jovens, secretário, tesoureiro e segundo-dirigente de congregação.

Na vida profissional foi comerciário, vendedor, comerciante, auxiliar de escritório e chefe do Setor de Inspeção Escolar, da Secretaria de Educação e Desporto do Município de Grossos.

No dia quatro de fevereiro de 1989 casou-se com a jovem Iracilda de Macedo Sousa. Do casamento, nasceram quatro filhos: Israel de Macedo Sousa, Ítala Jemima de Macedo Sousa, Israelly Talyta Dias de Macedo, Isabely Sara Dias de Macedo.

O pastor Isaac Dias tornou-se membro efetivo do ministério local da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Congregação do Alto de São Manoel Mossoró-RN, no dia 28 de setembro de 1985 quando foi oficializado auxiliar de trabalho. Foi separado para diácono em janeiro de 1988 na congregação do Planalto 13 de Maio, em Mossoró. Assim começou sua carreira ministerial do pastor Isaac. Depois viria consagração a presbítero no dia 29 de janeiro de 1990, em Natal. Num reconhecimento ao trabalho prestado como obreiro, a CEMADERN (Convenção Estadual de Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte) o consagrou a evangelista, tornando-o ministro do Evangelho no dia 10 de fevereiro de 1994. Ordenado pastor no dia 27 de maio de 2004, tornou-se, na ocasião, o ministro consagrado a pastor mais jovem da CEMADERN. Isaac Dias iniciou a vida pastoral com apenas 20 anos de idade, no dia 12 de março de 1990. Assumiu a liderança da Assembleia de Deus na cidade de Paraú. Passaria então pelas cidades de Ipanguaçu (sendo o primeiro pastor daquela Igreja), Jucurutu, Lajes (supervisor da região central), Grossos e agora em Apodi.


O VA­LE DO APO­DI - O se­nhor nas­ceu em um lar evan­gé­li­co ou acei­tou Je­sus quan­do era crian­ça, ado­les­cen­te, jo­vem ou adul­to?

Pas­tor Isaac Dias - Ti­ve a fe­li­ci­da­de de nas­cer em um lar evan­gé­li­co. A mi­nha mãe te­ve o cui­da­do de criar seus do­ze fi­lhos nos ca­mi­nhos do Se­nhor Je­sus, o que pa­ra mim foi mui­to gra­ti­fi­can­te. Ela cum­priu li­te­ral­men­te as Sa­gra­das Es­cri­tu­ras, que afir­mam: "Edu­ca a crian­ça no ca­mi­nho em que de­ve an­dar; e até quan­do en­ve­lhe­cer não se des­via­rá de­le" (Pro­vér­bios 22.6.). Apro­vei­to pa­ra orien­tar aos pais no sen­ti­do de tra­zer seus fi­lhos pa­ra a igre­ja. To­dos sai­rão ga­nhan­do: os pais, os fi­lhos, as au­to­ri­da­des, etc...

O VA­LE DO APO­DI - Co­mo e quan­do o se­nhor de­ci­diu ser pas­tor?

Pas­tor Isaac Dias - Na ver­da­de, não de­ci­di ser pas­tor. A mi­nha de­ci­são foi aten­der uma con­vo­ca­ção di­vi­na. Fui con­vo­ca­do por Deus pa­ra fa­zer a sua obra aqui na Ter­ra, em tem­po in­te­gral, o que fa­ço com mui­ta sa­tis­fa­ção "E dou gra­ças ao que me tem con­for­ta­do, a Cris­to Je­sus Se­nhor nos­so, por­que me te­ve por fiel, pondo-me no mi­nis­té­rio" (I Ti­mó­teo 1.12). Deus fa­lou pra mi­nha mãe que ti­nha es­co­lhi­do um dos seus fi­lhos pa­ra o mi­nis­té­rio pas­to­ral. Deus fa­lou co­mi­go ain­da mui­to jo­vem, que ti­nha me es­co­lhi­do pa­ra o mi­nis­té­rio pas­to­ral. Aos tre­ze anos me tor­nei pro­fes­sor da Es­co­la Do­mi­ni­cal in­fan­til e as­su­mi mui­tas ati­vi­da­des na As­sem­bleia de Deus em Mos­so­ró, e no dia 12 de mar­ço de 1990 as­su­mi o pas­to­ra­do da pri­mei­ra Igre­ja na ci­da­de de Pa­raú. Na­que­la oca­sião fui con­vi­da­do pe­lo pas­tor João Go­mes da Sil­va, de sau­do­sa me­mó­ria, que na épo­ca era o su­per­vi­sor do cam­po de Mos­so­ró, no qual Pa­raú es­tá in­se­ri­do.

O VA­LE DO APO­DI - Pa­ra ser o pas­tor Isaac Dias de ho­je o se­nhor en­fren­tou mui­tos obs­tá­cu­los em sua vi­da?

Pas­tor Isaac Dias - Sem dú­vi­das! Ao lon­go des­ses qua­se vin­te anos pas­sei por mui­tos mo­men­tos bons, mo­men­tos ines­que­cí­veis, mas pas­sei por mo­men­tos di­fí­ceis. Ti­ve mui­tas de­cep­ções, ti­ve que con­vi­ver com a in­gra­ti­dão com a fal­ta de so­li­da­rie­da­de, po­rém Deus es­te­ve co­mi­go em to­dos os mo­men­tos. Du­ran­te es­ses anos ga­nhei gran­des ami­gos e ami­gas, com­pa­nhei­ros de mi­nis­té­rios que sem­pre es­ti­ve­ram do meu la­do. En­tão, to­dos os obs­tá­cu­los fo­ram su­pe­ra­dos. E há uma coi­sa in­te­res­san­te: em ca­da igre­ja que vo­cê as­su­me, apren­de no­vas li­ções. "Sei es­tar aba­ti­do, e sei tam­bém ter abun­dân­cia; em to­da a ma­nei­ra, e em to­das as coi­sas es­tou ins­truí­do, tan­to a ter far­tu­ra, co­mo a ter fo­me; tan­to a ter abun­dân­cia, co­mo a pa­de­cer ne­ces­si­da­de". (Fi­li­pen­ses 4.12). Tra­ba­lhei co­mo pas­tor de tem­po in­te­gral em seis ci­da­des: Pa­raú, Ipan­gua­çu, Ju­cu­ru­tu, La­jes (su­per­vi­sor na re­gião cen­tral), Gros­sos e ago­ra em Apo­di.

O VA­LE DO APO­DI - Os pas­to­res mu­dam a ca­be­ça (for­ma de pen­sar) das pes­soas?

Pas­tor Isaac Dias - Os pas­to­res na ver­da­de são cha­ma­dos e en­via­dos por Deus. "E dis­se Deus: E dar-vos-ei pas­to­res se­gun­do o meu co­ra­ção, os quais vos apas­cen­ta­rão com ciên­cia e com in­te­li­gên­cia". (Je­re­mias 2.15). "E ele mes­mo (Deus) deu uns pa­ra após­to­los, ou­tros pa­ra pro­fe­tas, ou­tros pa­ra evan­ge­lis­tas, ou­tros pa­ra pas­to­res e dou­to­res." (Efé­sios 4.11). Es­ses pas­to­res, que Deus cha­ma e vo­ca­cio­na pa­ra de­sen­vol­ver a sua obra aqui na Ter­ra, pre­ci­sam es­tar pre­pa­ra­dos pa­ra cum­pri­rem a sua mis­são e is­so con­sis­te nu­ma sé­rie de coi­sas, prin­ci­pal­men­te fa­zer Cris­to co­nhe­ci­do de to­dos e le­var as pes­soas en­con­tra­rem a Sal­va­ção atra­vés da acei­ta­ção a Cris­to e do ar­re­pen­di­men­to dos pe­ca­dos. A men­sa­gem que pre­go é o Evan­ge­lho de Je­sus Cris­to. En­tão, a men­sa­gem do Evan­ge­lho mu­da a vi­da das pes­soas. Co­nhe­ço pes­soas que eram vi­cia­das no ál­cool, dro­gas e ou­tros ti­pos de ví­cios, que fo­ram trans­for­ma­das pe­lo po­der da men­sa­gem do Evan­ge­lho de Je­sus, e es­sa é a men­sa­gem que pre­go. "E dis­se Je­sus: Ide por to­do o mun­do, pre­gai o Evan­ge­lho a to­da cria­tu­ra." (Mar­cos 16.15).

O Va­le do Apo­di - Qual sua opi­nião a res­pei­to do abor­to?

Pas­tor Isaac Dias - Deus é o do­no da vi­da, ele deu, ele po­de ti­rar. So­men­te Deus tem o di­rei­to de dar ou ti­rar a vi­da. O Se­nhor Je­sus se apre­sen­tou co­mo sen­do Ele o ca­mi­nho e a vi­da. Ele, Deus, é, por­tan­to, a fon­te ge­ra­do­ra de vi­da. "Os teus olhos vi­ram o meu cor­po ain­da in­for­me; e no teu li­vro to­das es­tas coi­sas fo­ram es­cri­tas; as quais em con­ti­nua­ção fo­ram for­ma­das, quan­do nem ain­da uma de­las ha­via". (Sal­mos 139.16). A Igre­ja Evan­gé­li­ca As­sem­bleia de Deus con­si­de­ra o abor­to cri­me he­dion­do. Con­cor­do com mi­nha Igre­ja, pois a lei de Deus diz: "Não ma­ta­rás" (Êxo­do 20.13), (deu­te­ro­nô­mio 5.17). Os de­fen­so­res do abor­to ar­gu­men­tam que a mu­lher tem o di­rei­to de ex­pe­lir de seu cor­po aqui­lo que não lhe con­vém. Nem es­te, nem qual­quer ou­tro ar­gu­men­to fa­rá Deus anu­lar a sua Lei e per­mi­tir que uma mãe ma­te seu pró­prio fi­lho. To­das que as­sim pro­ce­de­rem da­rão con­tas a Deus e re­ce­be­rão a jus­ta re­tri­bui­ção: "Por­que as vos­sas mãos es­tão con­ta­mi­na­das de san­gue e os vos­sos de­dos de ini­qui­da­de; os vos­sos lá­bios fa­lam fal­si­da­de, a vos­sa lín­gua pro­nun­cia per­ver­si­da­de". (Isaías 59.3). Um úni­co ca­so em que o abor­to po­de­rá ser pra­ti­ca­do sem qual­quer ob­je­ção da Igre­ja é por ques­tão te­ra­pêu­ti­ca: se o mé­di­co ates­tar que a con­ti­nua­ção de uma gra­vi­dez co­lo­ca em ris­co a vi­da da mãe. Em mais ne­nhu­ma hi­pó­te­se o abor­to po­de­rá ser pra­ti­ca­do sem que se co­me­ta gra­ve pe­ca­do.

O VA­LE DO APO­DI - Ho­je em dia di­fi­cil­men­te a fa­mí­lia se reú­ne. O se­nhor acha im­por­tan­te a fa­mí­lia sentar-se à me­sa pa­ra jan­ta­rem to­dos jun­tos?

Pas­tor Isaac Dias - A ca­da dia a fa­mí­lia es­tá per­den­do a uni­da­de. É cla­ro que são mui­tos os fa­to­res que têm con­tri­buí­do pa­ra es­se tão no­ci­vo com­por­ta­men­to. Po­de­mos ci­tar a te­le­vi­são, a in­ter­net, o ce­lu­lar, etc. No meu en­ten­di­men­to, na ho­ra do jan­tar, aliás, nas prin­ci­pais re­fei­ções os mem­bros da fa­mí­lia de­vem es­tar jun­tos, de­vem des­li­gar o ce­lu­lar, a te­le­vi­são, o com­pu­ta­dor e sen­ta­rem à me­sa pa­ra um mo­men­to sa­gra­do que é a re­fei­ção. "A tua mu­lher se­rá co­mo a vi­dei­ra fru­tí­fe­ra ao la­do da tua ca­sa; os teus fi­lhos co­mo plan­tas de oli­vei­ra à ro­da da tua me­sa." (sal­mos 128.3). A fa­mí­lia de­ve ter mo­men­tos pa­ra es­tar jun­ta. Não é só nas re­fei­ções.

O VA­LE DO APO­DI - Seus fi­lhos tam­bém são cris­tãos?

Pas­tor Isaac Dias - Gra­ças ao bon­do­so Deus, os meus qua­tros fi­lhos ser­vem ao Se­nhor Deus, co­mi­go, na Igre­ja. Eles têm si­do uma ben­ção de Deus pa­ra mi­nha vi­da. "Eis que os fi­lhos são he­ran­ça do Se­nhor, e o fru­to do ven­tre o seu ga­lar­dão". (Sal­mos 127.3).

O VA­LE DO APO­DI - O se­nhor tem um ex­ce­len­te tra­ba­lho de evan­ge­li­za­ção em Apo­di e a ca­da ano a Igre­ja As­sem­bleia de Deus tem cres­ci­do e ga­nha­do no­vos con­ver­ti­dos. O que jus­ti­fi­ca es­se cres­ci­men­to, já que es­ta­mos em uma ci­da­de on­de dro­gas e pros­ti­tui­ção pa­re­ce até ser coisa na­tu­ral?

Pas­tor Isaac Dias - Co­mo já men­cio­nei no iní­cio, te­mos a obri­ga­ção de pre­gar o Evan­ge­lho e fa­ze­mos is­so com mui­ta sa­tis­fa­ção. Te­nho pro­cu­ra­do di­na­mi­zar o tra­ba­lho exis­ten­te e criar no­vas es­tra­té­gias pa­ra al­can­çar­mos no­vos mem­bros. Gra­ças a Deus a nos­sa Igre­ja aqui em Apo­di tem cres­ci­do aci­ma da mé­dia de cres­ci­men­to es­ta­dual e na­cio­nal, e is­so não de­pen­de só de mim. Te­mos um gran­de con­tin­gen­te de ho­mens e mu­lhe­res que atuam, de ma­nei­ra mui­to efi­caz, na apli­ca­ção dos pro­je­tos que Deus tem co­lo­ca­do no meu co­ra­ção. Em re­la­ção às dro­gas e à pros­ti­tui­ção, ape­sar de ter­mos mui­tas pes­soas em nos­sa Igre­ja que fo­ram li­ber­tas tan­to das dro­gas quan­to da pros­ti­tui­ção e ou­tros pe­ca­dos, es­ta­mos ela­bo­ran­do uma pro­pos­ta ou­sa­da pa­ra aju­dar­mos a es­ses gru­pos da nos­sa so­cie­da­de que têm si­do dis­cri­mi­na­dos e mar­gi­na­li­za­dos pe­la so­cie­da­de.

O VA­LE DO APO­DI - Qual a li­nha de pre­ga­ção do pas­tor Isaac Dias pa­ra atrair no­vos fiéis?

Pas­tor Isaac Dias - Na ver­da­de, pre­go o Evan­ge­lho... "Por­que não me en­ver­go­nho do Evan­ge­lho de Cris­to, pois é o po­der de Deus pa­ra sal­va­ção de to­do aque­le que crê." (Ro­ma­nos 1.16a) pro­cu­ro apre­sen­tar uma men­sa­gem cla­ra e ob­je­ti­va, uma men­sa­gem que al­can­ce os co­ra­ções, o po­vo quer ou­vir e com­preen­der, en­tão pro­cu­ro fa­zer eles en­ten­de­rem.

O VA­LE DO APO­DI - Pas­tor, al­gu­mas igre­jas pro­tes­tan­tes são con­de­na­das por prá­ti­ca à "teo­lo­gia da pros­pe­ri­da­de". Qual a sua aná­li­se so­bre es­se pon­to?

Pas­tor Isaac Dias - Fui cha­ma­do por Deus pa­ra anun­ciar o ver­da­dei­ro Evan­ge­lho, o Evan­ge­lho que trans­for­ma vi­das e não o Evan­ge­lho que en­ri­que­ce vi­das, ape­sar de ter­mos um Deus que é do­no do ou­ro e da pra­ta. Ele tem der­ra­ma­do co­pio­sas bên­çãos so­bre os seus ser­vos, po­rém, di­zer pa­ra as pes­soas que ao vir pa­ra igre­ja elas se­rão ri­cas aqui na Ter­ra, mui­to em­bo­ra is­so tem acon­te­ci­do com al­gu­mas pes­soas, is­so é, no mí­ni­mo, uma ir­res­pon­sa­bi­li­da­de. Têm sur­gi­do mo­vi­men­tos dan­do uma con­tri­bui­ção ne­ga­ti­va pa­ra o Evan­ge­lho. A tão fa­la­da teo­lo­gia da pros­pe­ri­da­de é uma das dou­tri­nas prin­ci­pais, pre­ga­da por to­dos es­ses mo­vi­men­tos. Trata-se de uma subs­ti­tui­ção do Evan­ge­lho da gra­ça, pe­lo "evan­ge­lho" da ga­nân­cia. É co­mum ou­vir­mos da bo­ca dos pre­ga­do­res da pros­pe­ri­da­de, coi­sas do ti­po: "Vo­cê é fi­lho do Rei. Não tem por que le­var uma vi­da der­ro­ta­da". Em prin­cí­pio, uma fra­se des­sas po­de até pa­re­cer or­to­do­xa. Mas, o que mui­tos tal­vez não sai­bam, é que pa­ra es­ses pre­ga­do­res, "vi­da der­ro­ta­da" é ser po­bre, ter di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras, fi­car doen­te. Ob­ser­ve as pa­la­vras do após­to­lo Pau­lo es­cre­ven­do aos ir­mãos da Ga­lá­xia: "E, pos­to que a mi­nha en­fer­mi­da­de na car­ne vos foi uma ten­ta­ção, con­tu­do, não me re­ve­las­tes des­pre­zo nem des­gos­to; an­tes, me re­ce­bes­tes co­mo an­jo de Deus, co­mo o pró­prio Cris­to Je­sus". (Gá­la­tas. 4.13,14).

O VA­LE DO APO­DI - Dar di­nhei­ro à igre­ja é um in­ves­ti­men­to?

Pas­tor Isaac Dias - Na ver­da­de a igre­ja so­bre­vi­ve com as con­tri­bui­ções, ou se­ja, dí­zi­mos e ofer­tas que são en­tre­gues pe­los seus mem­bros e até por pes­soas ami­gas. Com es­sas con­tri­bui­ções, são cons­truí­dos tem­plos, ad­qui­ri­dos os uten­sí­lios pa­ra fun­cio­na­men­to, sus­ten­to de pas­to­res e mis­sio­ná­rios, evan­ge­li­za­ção e ma­nu­ten­ção do pa­tri­mô­nio exis­ten­te, pro­gra­mas de rá­dio ("Cris­to em seu lar", apre­sen­ta­do de se­gun­da a sexta-feira, às 17h, "Mis­sões em Fo­co", aos sá­ba­dos, às 8h, "Ge­ra­ção JC", aos do­min­gos, às 12h, pe­la Rá­dio Va­le do Apo­di e ou­tros, em ou­tras emis­so­ras). Mui­tas vi­das ho­je es­tão li­ber­tas gra­ças aos tra­ba­lhos de­sen­vol­vi­dos pe­la Igre­ja.

O VA­LE DO APO­DI - O que jus­ti­fi­ca a co­bran­ça do dí­zi­mo?

Pas­tor Isaac Dias - A pa­la­vra he­brai­ca pa­ra "dí­zi­mo" (ma'aser) sig­ni­fi­ca li­te­ral­men­te "a dé­ci­ma par­te". Na Lei de Deus, os is­rae­li­tas ti­nham a obri­ga­ção de en­tre­gar a dé­ci­ma par­te das crias dos ani­mais do­més­ti­cos, dos pro­du­tos da ter­ra e de ou­tras ren­das co­mo re­co­nhe­ci­men­to e gra­ti­dão pe­las bên­çãos di­vi­nas (Le­ví­ti­co, 27.30-32; Nú­me­ros 18.21,26; Deu­te­ro­nô­mio 14.22-29). O dí­zi­mo era usa­do pri­ma­ria­men­te pa­ra co­brir as des­pe­sas do cul­to e o sus­ten­to dos sa­cer­do­tes. Deus con­si­de­ra­va o seu po­vo res­pon­sá­vel pe­lo ma­ne­jo dos re­cur­sos que Ele lhes de­ra na ter­ra pro­me­ti­da (Ma­teus 25.15; Lu­cas 19.13). No âma­go do dí­zi­mo, achava-se a ideia de que Deus é o do­no de tu­do (Êxo­do 19.5; Sal­mos 24.1; 50.10-12; Ageu 2.8). Os se­res hu­ma­nos fo­ram cria­dos por Deus, e a Ele de­vem o fô­le­go de vi­da (Gê­ne­ses 1.26,27; Atos 17.28

O VA­LE DO APO­DI - Quan­tos anos, quan­tos tem­plos e fiéis a Igre­ja As­sem­bleia de Deus tem ho­je em Apo­di?

Pas­tor Isaac Dias - No mês de no­vem­bro es­ta­re­mos ce­le­bran­do o Ju­bi­leu de Dia­man­te - 75 anos de fun­da­ção. Com a aju­da da his­to­ria­do­ra Ma­ria Au­xi­lia­do­ra, res­ga­ta­mos al­guns fa­tos his­tó­ri­cos da nos­sa igre­ja. En­tre eles, a da­ta de fun­da­ção que ocor­reu no dia 19 de no­vem­bro de 1934, pe­lo evan­ge­lis­ta Ze­qui­nha, que veio do Cea­rá tra­zer a men­sa­gem do Evan­ge­lho pa­ra a nos­sa ci­da­de. Ho­je te­mos mais 1.200 fiéis es­pa­lha­dos pe­lo nos­so mu­ni­cí­pio. As nos­sas con­gre­ga­ções fun­cio­nam em tem­plos pró­prios, pré­dios alu­ga­dos, pré­dios ce­di­dos e al­guns nas re­si­dên­cias de ir­mãos. Tra­ba­lhos que são di­ri­gi­dos por pres­bí­te­ros, diá­co­nos, au­xi­lia­res e ho­mens e mu­lhe­res que se co­lo­ca­ram à dis­po­si­ção de Deus e da di­re­ção da Igre­ja pa­ra de­sen­vol­ve­rem os tra­ba­lhos.

O VA­LE DO APO­DI - O que o se­nhor de­se­jou fa­zer pe­lo cres­ci­men­to do Evan­ge­lho em Apo­di e não con­se­guiu ao lon­go des­sa sua tra­je­tó­ria na ci­da­de?

Pas­tor Isaac Dias - Es­tou em Apo­di há cin­co anos. As­su­mi a As­sem­bleia de Deus em Apo­di no dia 7 de ju­lho de 2004. Fo­ram cin­co anos de in­ten­sas ati­vi­da­des vol­ta­das pa­ra o cres­ci­men­to do Rei­no de Deus e for­ta­le­ci­men­to es­pi­ri­tual dos ir­mãos. Cla­ro que po­de­ria ter fei­to mui­to mais. Po­rém, re­co­nhe­ço que as mi­nhas li­mi­ta­ções co­mo ser hu­ma­no, mas te­nho a cons­ciên­cia tran­qui­la do de­ver cum­pri­do. É bem ver­da­de que nem to­dos os pro­je­tos que ela­bo­rei con­se­gui pôr em prá­ti­ca, nem to­dos os ob­je­ti­vos fo­ram atin­gi­dos. Fa­zer o quê?! Es­tou oran­do a Deus pra ELE me orien­tar a res­pei­to de no­vos pro­je­tos e es­tra­té­gias que ve­nham dar con­tri­bui­ção pa­ra a nos­sa ci­da­de.

O VA­LE DO APO­DI - No mu­ni­cí­pio de Apo­di exis­tem ho­je mais de 10 igre­jas, in­clu­si­ve foi cria­da uma Co­mu­ni­da­de Evan­gé­li­ca. Mes­mo as­sim, ain­da exis­te uma de­su­nião en­tre al­guns pas­to­res na ci­da­de. Co­mo o se­nhor ava­lia es­se pon­to ne­ga­ti­vo en­tre os ho­mens de Deus?

Pas­tor Isaac Dias - Em re­la­ção às di­ver­sas de­no­mi­na­ções evan­gé­li­cas em nos­sa ci­da­de, ve­jo co­mo por­tas aber­tas pa­ra a pre­ga­ção do Evan­ge­lho. En­ten­do que ca­da lí­der evan­gé­li­co de­ve anun­ciar o Evan­ge­lho de Je­sus Cris­to aos não evan­gé­li­cos e pe­ca­do­res, dei­xan­do que ca­da pas­tor cui­de do seu re­ba­nho. De­ve ser evi­ta­da a "pes­ca de aquá­rio", ou se­ja, tra­zer cren­tes de ou­tras de­no­mi­na­ções pa­ra a sua, pois há mui­ta gen­te em Apo­di pra ser al­can­ça­da pa­ra Cris­to. Quan­to à de­su­nião que vo­cê se re­fe­re, não con­cor­do com de­su­nião en­tre ir­mãos em Cris­to, es­pe­cial­men­te en­tre lí­de­res. Pen­so que ca­da igre­ja lo­cal (de­no­mi­na­ção) de­ve fa­zer o seu tra­ba­lho. Cla­ro que ca­da gru­po tem seus cos­tu­mes, seus usos, tra­di­ções e dou­tri­nas e is­so de­ve ser res­pei­ta­do. A igre­ja (de­no­mi­na­ção) de­ve tra­ba­lhar ape­nas com os seus fiéis, is­so não é de­su­nião é op­ção e de­ve ser res­pei­ta­da. Ca­da um de­sen­vol­va as suas ati­vi­da­des den­tro da von­ta­de de Deus fa­zen­do tu­do pa­ra a gló­ria do Se­nhor, pois nós, co­mo ho­mens de Deus, en­ten­de­mos que to­da hon­ra, to­da gló­ria, to­do lou­vor per­ten­cem ao Deus to­do-po­de­ro­so.

O VA­LE DO APO­DI - Qual a sua ava­lia­ção so­bre a atua­ção da Igre­ja Ca­tó­li­ca no ter­ri­tó­rio apo­dien­se?

Pas­tor Isaac Dias - Acho que den­tro de sua fi­lo­so­fia de tra­ba­lho ela tem atin­gi­do os seus ob­je­ti­vos, mui­to atuan­te tan­to na zo­na ur­ba­na quan­to na zo­na ru­ral.

O VA­LE DO APO­DI - Pas­tor, Apo­di é uma ci­da­de em fran­co de­sen­vol­vi­men­to e com is­so co­me­çam a sur­gir os pro­ble­mas co­mo o con­su­mo de dro­gas, ál­cool, pros­ti­tui­ção, as­sas­si­na­tos. O se­nhor vê uma saí­da po­si­ti­va pa­ra to­dos es­ses pro­ble­mas?

Pas­tor Isaac Dias - Apo­di é uma ci­da­de do Rio Gran­de do Nor­te com gran­de po­ten­cial. Acho que es­se po­ten­cial pre­ci­sa ser me­lhor tra­ba­lha­do pe­las au­to­ri­da­des. Em re­la­ção aos pro­ble­mas ci­ta­dos, exis­te saí­da sim. Pen­so que gran­des in­ves­ti­men­tos em no­me da cul­tu­ra, co­mo car­na­val, por exem­plo, au­men­ta ain­da mais os pro­ble­mas no nos­so mu­ni­cí­pio. É ne­ces­sá­rio que o po­der pú­bli­co de­sen­vol­va po­lí­ti­cas vol­ta­das pa­ra o com­ba­te à vio­lên­cia, às dro­gas, ao al­coo­lis­mo, à pros­ti­tui­ção. Acho que as igre­jas têm da­do uma gran­de con­tri­bui­ção, só que es­ta tem si­do ig­no­ra­da pe­los po­de­res cons­ti­tuí­dos e pe­la im­pren­sa. A nos­sa igre­ja es­tá à dis­po­si­ção dos po­de­res cons­ti­tuí­dos, da im­pren­sa e de to­da a so­cie­da­de pa­ra pres­tar apoio, pois já es­ta­mos fa­zen­do, mas, que­re­mos fa­zer mais.

O VA­LE DO APO­DI - Na sua opi­nião, o que fal­ta em nos­so meio evan­gé­li­co pa­ra com­ba­ter­mos efi­cien­te­men­te as sei­tas e he­re­sias?

Pas­tor Isaac Dias - Des­mas­ca­rar as fal­sas dou­tri­nas de seitas e heresias, apre­sen­tan­do a úni­ca ver­da­de eter­na a Bí­blia, a per­fei­ta palavra de Deus. As­sim es­ta­re­mos dan­do a nos­sa con­tri­bui­ção e não sen­do cúm­pli­ces como dis­se o após­tolo Pau­lo es­cre­ven­do aos ir­mãos em Éfe­so. "Não se­jais cúm­pli­ces nas obras in­fru­tí­fe­ras das tre­vas, an­tes, po­rém, reprovai-as" (Efé­sios 5.11).

O VA­LE DO APO­DI - O se­nhor ho­je tem um con­si­de­rá­vel nú­me­ro de mem­bros em sua igre­ja. Já pen­sou em en­trar na po­lí­ti­ca ou in­ves­tir em al­gum re­pre­sen­tan­te?

Pas­tor Isaac Dias - Co­mo já ci­tei fui cha­ma­do por Deus pa­ra o pas­to­ra­do. Ape­sar de ser pro­fes­sor e ges­tor es­co­lar, por for­ma­ção aca­dê­mi­ca, te­nho de­di­ca­do a mi­nha vi­da ao ser­vi­ço sa­gra­do. A mi­nha mis­são em Apo­di é es­pi­ri­tual, pois não sou pas­tor ape­nas da Igre­ja As­sem­bleia de Deus, sou pas­tor da ci­da­de de Apo­di. Es­tou à dis­po­si­ção do po­vo des­ta ci­da­de que apren­di a amar. In­te­res­san­te é que ao lon­go des­ses qua­se vin­te anos já fui con­vi­da­do, vá­rias ve­zes, pa­ra en­trar pa­ra a po­lí­ti­ca, pa­ra dis­pu­tar uma elei­ção, mas não acei­tei. Aliás, nun­ca me fi­liei a ne­nhum par­ti­do po­lí­ti­co e nem pre­ten­do. Po­rém, de­fen­do que a nos­sa igre­ja te­nha re­pre­sen­tan­tes: ve­rea­do­res, de­pu­ta­dos es­ta­duais e fe­de­rais, se­na­do­res, pre­fei­tos e vice-prefeitos, go­ver­na­do­res e vice-governadores e pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. Ago­ra, em re­la­ção a Apo­di, pe­lo nú­me­ro de evan­gé­li­cos que te­mos, de­vería­mos ter pe­lo me­nos dois ve­rea­do­res e o vice-prefeito. Acho que no pró­xi­mo plei­to, em 2012, os evan­gé­li­cos se­rão me­lhor po­si­cio­na­dos.

O VA­LE DO APO­DI - Pe­la pri­mei­ra vez, nos seus 174 anos de his­tó­ria, Apo­di es­tá sen­do ad­mi­nis­tra­da por uma mu­lher. O que o se­nhor es­pe­ra do go­ver­no da pre­fei­ta Go­re­ti Pin­to?

Pas­tor Isaac Dias - É um fa­to bas­tan­te in­te­res­san­te ela ser a pri­mei­ra pre­fei­ta em 174 anos. Es­pe­ro que ela sai­ba apro­vei­tar a opor­tu­ni­da­de que Deus lhe deu, pois a Bí­blia diz que as au­to­ri­da­des são cons­ti­tuí­das por Deus. Te­nho ora­do a Deus por ela. Aliás, de­ve­mos orar por to­das as au­to­ri­da­des. Fa­ze­mos is­so em nos­sos cul­tos. A po­pu­la­ção es­pe­ra que ela fa­ça uma gran­de ad­mi­nis­tra­ção e que em sua ges­tão os evan­gé­li­cos não se­jam dis­cri­mi­na­dos.

O VA­LE DO APO­DI - Pa­ra fi­na­li­zar. Qual a men­sa­gem que o se­nhor dei­xa pa­ra a po­pu­la­ção apo­dien­se que ain­da não te­ve a opor­tu­ni­da­de de fa­zer uma vi­si­ta à As­sem­bleia de Deus?

Pas­tor Isaac Dias - Es­tou à dis­po­si­ção do po­vo de Apo­di. A As­sem­bleia de Deus es­tá tam­bém à dis­po­si­ção do nos­so po­vo, pois, pa­ra is­so fui tra­zi­do por Deus. Os nos­sos tem­plos es­tão à dis­po­si­ção do nos­so po­vo. Tan­to o nos­so Tem­plo Se­de, na 1º de Maio, nº 203, co­mo as nos­sas con­gre­ga­ções, es­pa­lha­das pe­los bair­ros, sí­tios e po­voa­dos do nos­so que­ri­do mu­ni­cí­pio. Faça-nos uma vi­si­ta. Deus tem uma pa­la­vra pra vo­cê. Es­ta­mos de bra­ços aber­tos pa­ra re­ce­ber a todos.

0 comentários: