Independência, será?

Estamos em setembro quando a nossa nação pára por um dia e se lembra da Independência. Somos um país livre para escolher seus próprios caminhos, definir projetos e eleger representantes. Tudo isso é motivo de gratidão. Entretanto até que ponto esta independência é realidade na vida das pessoas? A cada dia testemunhamos novos episódios que mostram o quanto estamos aprisionados num sistema que nos torna dependentes.

A nossa alegria e senso de realização tantas vezes depende do dinheiro, dos bens que acumulamos, da posição social que alcançamos. Nossa satisfação pessoal costuma depender do aparente sucesso. Se somos ou não aceitos pelas pessoas. Se nos elogiam ou não. Viver dependendo da aprovação das pessoas é uma prisão fria e escura que certamente nos fará chegar ao calabouço da frustração.

O seguidor de Jesus deve ser uma pessoa desapegada das coisas deste mundo. Ele mesmo disse no sermão do monte: “Vendei os vossos bens e daí esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome.” Lc 13.33

Neste mesmo contexto ele ainda recomendou: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Lc 12.15

Creio que uma das marcas do evangelho que precisamos restaurar em nossos dias é a simplicidade. Richard Foster diz: “A simplicidade é um chamado que se estende a todo cristão. O testemunho da simplicidade está profundamente arraigado à tradição bíblica e perfeitamente exemplificado na vida de Jesus Cristo”.

Ser simples é um estado libertador. O simples não precisa impressionar ninguém.
Pode ter tudo, é verdade, mas as coisas não o possuem.

Como instituição e como indivíduos, estudando ou trabalhando no CTMDT devemos declarar a nossa independência de todas as coisas que nos cativam, mas por outro lado não podemos deixar de declarar, em alta voz, a nossa única dependência. Dependemos de Deus! Dependemos de sua presença em nossas vidas. Dependemos de sua benção em todos os nossos empreendimentos. Ele é a nossa fonte. Ele é a nossa real necessidade. Sem Ele nada podemos fazer e o que fazemos perde o sentido. Dependemos de Sua Graça,que nos basta.

Pr. Clay Peterson
CTMDT - Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono

0 comentários: