A Maldição da Culpa

Olááá meus amados e queridos irmãos e leitores, paz seja com todos vocês! Esse é um assunto muito importante a ser tratado. Na nossa trajetória na vida cristã não é incomum pecar e quando pecamos não é incomum fugirmos de Deus envergonhados, como o próprio Adão fez quando pecou. A questão é que não precisamos ser mais como Adão, não os que são verdadeiramente de Cristo Jesus.

Geralmente existem duas tristezas que sentimos por causa do pecado. Uma é a que vem do Espírito Santo. A outra é a da acusação que o inimigo nos faz. A do Espírito Santo é benéfica... leva à vida! Geralmente ela te deixa quebrantado, te leva ao arrependimento e aos pés do Senhor. Ela te diz "Não acredito que fiz isso contra o meu Senhor... voltarei aos seus pés e pedirei perdão. Certamente pela sua graça serei perdoado." É como pedir perdão a um Pai mesmo... a gente sabe que será perdoado, mas se entristece até que pedimos o perdão. Davi e Pedro, por exemplo, sentiram essa tristeza. Por outro lado a tristeza que vem da acusação pelo diabo é maléfica e leva à morte. Ela te diz "Olha o que você fez! De novo!!! Tá vendo? Você não tem jeito! Deus nunca mais vai te perdoar... você disperdiçou a graça dele e agora já era... está tudo acabado. Nunca será mais como antes... não há volta". Judas Iscariotes é um bom exemplo de quem teve essa tristeza... e foi se enforcar. Veja que enquanto a tristeza do Espírito leva à cruz, ao arrependimento e à vida enquanto a tristeza da acusação pelo inimigo tira os nossos olhos da cruz e nos leva à morte. Por isso é importante saber identificar e lidar com essas tristezas, já que uma delas deve ser amada a outra deve ser odiada. Repare bem o que João diz:

1 João 2
1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, (acalme-se, não vá se enforcar!) temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Para sermos salvos e ganharmos livre acesso ao Pai não há nada que possamos fazer, como a gente já disse muito aqui no Blog. Não há obra alguma ou aparência nenhuma que possamos apresentar ao Pai para que nos aceite, afinal:

1 Samuel 16
7b O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração

Ou seja, o Senhor vê o mais íntimo do nosso ser, o que torna a salvação impossível por obras. Então como somos salvos e como ganhamos livre acesso ao Pai? Por meio da FÉ! FÉ em quê? FÉ na obra Justificadora e Salvadora de Cristo na sua vida, por meio da cruz! Lembrando que a FÉ não é uma obra pré-conversão... aliás a Bíblia até mesmo diz que somos salvos pela FÉ e NÃO por obras, o que mostra que fé é o contrário de obras, é a desistência das obras... é um receber e não um dar... até porque não haveria o que dar. Então feita essa ressalva do que é a FÉ e no que ela se dirige (obra Justificadora e Salvadora de Cristo), leia o que a Palavra nos diz:

Efésios 6
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

Sacou? Lembro de uma aula em que o professor de história disse que o uso de flechas com fogo na ponta foi uma das grandes idéias para vencer uma batalha. Elas não só perfuravam, mas faziam um estrago ainda maior por provocarem incêncios nas cidades... na época a maioria das casas eram feitas de madeira. Paulo compara essas flechas inflamadas com as acusações que o inimigo constantemente nos faz e nos mostra que temos que ter o escudo da FÉ para que sejam apagadas e não nos consuma. Temos que nos apegar à nossa fé meus irmãos. Leia o texto a seguir!

Hebreus 4
14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Antigamente o sumo sacerdote era quem fazia a ligação entre a presença de Deus e o povo. Agora o nosso sumo sacerdote é Jesus como o verso 14 diz... e esse sumo sacerdote que nos leva à presença do Pai também se compadece de nossas fraquezas porque padeceu as nossas dores. Mas talvez eu ainda sei o que está passando pela sua cabeça. Talvez você diga... "tá... poxa mas eu pequei de novo! De novo! Não tem lógica uma coisa dessa... já to com vergonha de pedir perdão a Deus...". Para você que pensou assim eu quero te dizer algo, de coração: Pare de tentar criar uma aparência de santo para Deus... você está confiando na aparência que você cria para Deus e não no sangue de Jesus derramado por você. Quando a verdade vem à tona e você vê que você não é santo coisa nenhuma aí desespera... ah se você soubesse a loucura que é confiar em algo tão falho... Você não tem nada para oferecê-lo... pare de pedir perdão para Deus para arrumar uma aparência falha.... ela nunca será arrumada! O que você tem que fazer é ter FÉ de novo... é colocar o escudo na frente e confiar não em você, mas em Jesus! É por isso que quem tem fé não tem vergonha de pedir perdão... ele já não tem aparência nenhuma mais! Ele diz "O que seria de mim se não fosse o Senhor, o Pai? A quem tenho eu além de Ti?". Joga essa justiça própria fora, porque é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que você conseguir um acesso a Deus por sua própria retidão. Leia!

Hebreus 10
38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
Entende? É a FÉ em Jesus apenas... ohh esse que é tão poderoso e tão majestoso que pode te fazer mais alvo que a neve, ainda que seus pecados sejam vermelhos como a escarlata e o carmesim! A Palavra não diria isso se não fosse verdade meu amigo... Aquele que confessa e deixa alcança a misericórdia. Veja o que temos pelo sangue de Jesus:

Hebreus 10
19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura.
23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Para entrar nos Santos dos Santos (verso 19)!!!! Você tem idéia do que o sangue de Jesus comprou? Da eficácia do ministério dele? Lembra que antigamente só o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos? Agora eu e você também podemos... pelo sangue de Jesus... isso é livre acesso... que ninguém pode roubar... quem te afastará do amor de Deus que está em Jesus mano :D? Quem? Diz aí? Uma seta inflamada? Qual é! Nem principados, nem potestades, nada!
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel!!

Que o Senhor abençoe a todos vocês e mantenha em nós essa FÉ na eficácia de sua obra nas nossas vidas. Esse é o nosso escudo.

0 comentários: